A gengivite é uma inflamação da gengiva. É o estágio inicial da doença periodontal. A gengiva é mais fácil de ser tratada, mas se não tratada, pode progredir para uma periodontite, por exemplo.
CAUSAS:
Gengivite é a primeira fase da doença periodontal, que consiste em uma inflamação e infecção que provoca alterações no tecido que dão sustentação aos dentes.
A gengivite pode ser causada pelo acúmulo de placa, onde se acumula bactérias, falta de escovação ou má higiene. É também a maior causa de cárie dentária.
A placa, se não removida, ela se transforma em tártaro, que se prende aos dentes e irritam a gengiva e as deixam inchadas e sensíveis.
Mudanças hormonais também podem aumentar o risco de desenvolver essa inflamação, pois deixam as gengivas mais sensíveis.
OBS: gengivite costuma aparecer muito em adolescentes no início da puberdade, jovens no começo da idade adulta e em mulheres grávidas.
FATORES DE RISCO
– Higiene bucal precária – Uso de medicamentos específicos
– Fumo – Boca seca
– Diabetes – Mudanças hormonais
– Idade avançada – Deficiências nutricionais
– Aparelhos bucais mal limpos
SINTOMAS:
Cor mais avermelhada que o normal, inchaço, sensível, sangra com facilidade durante a escovação e durante o uso do fio dental.
COMO EVITAR:
Ir ao dentista regularmente. Fazer no mínimo 3 escovações por dia (pós refeições e fazer uso de fio dental.
TRATAMENTO:
Consiste em eliminar as causas para reverter os sintomas da inflamação e impedir que ela progrida.
No consultório o dentista fará a profilaxia, que é a remoção da placa bacteriana e o tártaro acumulado na base do dente. Se tratado no início, pode ser resolvido no próprio consultório. Mas é importante que o paciente colabore fazendo a higienização em casa para evitar que a inflamação retorne.
